segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Projetando 01

     Para iniciarmos a projetar nossa ponte do estilo Warren, utilizamos uma ferramenta chamada Ftool. Ele é um programa que se destina ao ensino do comportamento estrutural de pórticos planos. Do seu objetivo básico decorre a necessidade do Ftool ser uma ferramenta simples, unindo em uma única interface recursos para uma eficiente criação e manipulação do modelo (pré-processamento) aliados a uma análise da estrutura rápida e transparente e a uma visualização de resultados rápida e efetiva (pós-processamento). 
     Com o Ftool, iremos descobrir os esforços criados pelas reações nos membros da ponte, podendo utilizá-los para o cálculo da quantidade de fios de macarrão a utilizar nos membros.
                                                                                   Figura 01: Membros com suas forças

                                                                                   Figura 02: Deformação dos membros
                 

     Assim, estaremos isentos de fazer os cálculos das forças utilizando os dois métodos de dimensionamento que iremos citar abaixo. São eles:

• Método dos Nós ou Método de Cremona -- A resolução de treliças planas pelo método dos nós consiste em verificar o equilíbrio de cada nó da treliça, do seguinte modo: determinação das reações de apoio; identificação do tipo de solicitação em cada barra (barra tracionada ou barra comprimida) e, por fim, verificação do equilíbrio de cada nó da treliça, iniciando-se sempre os cálculos pelo nó que tenha o menor número de incógnitas. 

• Método de Ritter ou Método das Seções (analíticos e usados com maior freqüência) - Para determinar as cargas axiais atuantes nas barras de uma treliça plana, através do método de Ritter, deve-se proceder da seguinte forma: corta-se a treliça em duas partes; adota-se uma das partes para verificar o equilíbrio, ignorando-se a outra parte até o próximo corte. 


Para o cálculo da ponte solicitada à RES Engenharia, deveríamos utilizar o método dos nós para encontrarmos o peso da carga que a ponte deverá suportar, sendo ele:

P= m x g
P= 20 x 9,8
P= 196 N


A partir desse cálculo, iríamos encontrar a força de cada nó.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário